Quase 30

Quase 30 anos, e sentindo essa dor meio adolescente. Como se ainda a transição não tivesse acabado. E assumir o peso de ser quem escolhe fosse parte do futuro distante.

Quase 30, e há dias em que eu só queria entregar para alguém a carteirinha de gente grande. Deixar que escolham por mim, que me digam o que fazer, que assumam os riscos e as consequências. Dias em que não queria ter que lidar com dinheiro, com doença, com casamento, com cachorro, com perdas. Nada. Queria de volta as minhas férias escolares.

Existe um termo em inglês, “growing pains“, que se refere à dor física do corpo crescendo, quando vem a puberdade. Se eu tivesse ainda ossos por crescer, talvez isso explicasse. Mas as minhas dores são as bobagens de quem tem quase 30 anos e ainda não se acostumou.

De novo, o que eu precisava era de um pouco mais de leveza. E de novo, o que tenho são os ombros meio curvos de quem não recebeu asas ao nascer, só as pernas grossas e os passos pesados que fazem barulho no chão.

Às vezes me parece um desperdício ter oportunidade de viver assim, cheia de experiências e sortes, e seguir tropeçando e pisoteando. Mato minhas plantas. Sufoco. Ponho água demais. Não consigo que floresçam, não dou espaço, não deixo que o imponderável cumpra sua parte.

Quase 30 anos, e tanto medo de tanta coisa. Eu não era assim, fóbica. Agora tenho medo de avião, suo frio com a turbulência. Passo mal em barcos quando o mar está revolto. Fico nervosa quando o carro faz uma curva mais fechada. E morro, morro de medo do meu próprio desejo, e das peças que ele me prega quando resolve se libertar.

 

Deixe um comentário

